Você se considera uma pessoa pouco criativa? Saiba que a criatividade não é um dom dado pelos deuses a poucos sortudos que andam pela terra, mas sim uma competência que é possível praticar para desenvolvê-la e torná-la ativa no nosso dia a dia.
Ser criativo é pensar sempre em inovar, em soluções que ainda não foram pensadas, é se arriscar e buscar a melhoria contínua, é ter espírito livre e empreendedor.
Thomas Edison, empresário e inventor americano, costumava dizer que “O sucesso é constituído por 10% de inspiração e 90% de transpiração”. Ou seja, nem sempre um profissional criativo teve aquela ideia incrível do nada. Provavelmente, ele foi atrás de muita referência, estudo e dedicação para chegar no resultado que ele procurava.
Como usar a criatividade para vender mais?
Na área de vendas, usar a criatividade é muito importante para lidar com as diversas situações que surgem no dia a dia trazendo acontecimentos totalmente novos e inesperados.
O vendedor pode começar a praticar sua criatividade no seu dia a dia de trabalho com a abordagem do cliente, por exemplo. Oferecer produtos não muito óbvios ou falar de benefícios que nem sempre são mencionados são ações muito simples, mas que vão abrir os seus olhos para novas possibilidades.
Outra forma de usar a criatividade e vender mais é pensando em ações para fidelizar seus clientes. Crie campanhas que façam eles voltarem mais vezes na loja ou os surpreendam com um brinde especial ao finalizar uma compra.
De onde vem a criatividade?
A criatividade pode ser definida como a habilidade de criar, inventar, inovar, pensar “fora da caixa”. Ela não é um dom que poucas pessoas têm, pelo contrário, ela é algo que surge a partir do conhecimento, experiências e atitudes de cada um. Portanto, ela vem da nossa própria bagagem e pode ser estimulada continuamente.
Nosso cérebro é um órgão complexo e que precisa ser encorajado e desafiado o tempo para buscar novas maneiras de realizar as tarefas mais comuns ou resolver problemas e, assim, não ficar enferrujado. Quando você sempre faz as mesmas coisas e do mesmo jeito, obviamente, você não está contribuindo para desenvolver seu lado criativo.
O sociólogo e psicólogo inglês Graham Wallas explica que uma ideia passa por quatro fases antes de ser validada por nós:
1ª fase – Preparação: consiste no estudo preparatório acerca de um tema;
2ª fase – Incubação: o tempo em que a ideia é formulada dentro da mente, de maneira despercebida pelo ser;
3ª fase – Iluminação: é quando a ideia chega à consciência,
4ª fase – Verificação: ocorre ao “checar” se a ideia é realmente boa.
4 dicas para você ser mais criativo
1 – Seja expert na sua área, mas explore outros conhecimentos
É muito importante que você leia, estude e se atualize sobre a área de vendas, mas você deve se interessar também por outros assuntos. Muitas pessoas buscam, inclusive, especializações em áreas totalmente distintas da que atuam, mas que trarão aprendizados que poderão ser usados e aplicados de outra forma na sua rotina.
Você já pensou que estudar moda, oratória ou teatro, por exemplo, pode contribuir com as suas habilidades de vendedor? Pense quais outros cursos você faria e invista nisso.
2 – Valorize a cultura “inútil” que está bem diante dos seus olhos
Quando queremos alguma solução ou precisamos ter alguma ideia, nosso cérebro começa a vasculhar todos os dados na memória para criar associações entre eles. Quanto mais dados, mais conexões e ideias criativas.
Por isso, assista filmes de diferentes gêneros, leia sobre assuntos variados, frequente lugares que você nunca foi, viva novas experiências sempre.
3 – Tenha uma rotina bem estipulada e valorize os momentos de solidão
Você pode não perceber, mas seu cérebro trabalha todos os dias até a exaustão. Por isso é tão importante respeitar os momentos de descanso, pois qualquer economia de energia pode ser suficiente para ele criar algo novo.
Muitos artistas têm uma rotina super rigorosa e regrada com um objetivo em mente: cumprir suas obrigações nos horários estipulados para sobrar tempo para ficarem sozinhos. Geralmente, uma ideia genial surge na solidão.
4 – Trabalhe com algo que você realmente ame
O psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihaly, um dos maiores especialistas em criatividade no mundo, criou o termo “flow” para designar as pessoas que se dedicam a algo com tanto afinco que se “fundem” ao seu projeto. Quando esse fenômeno acontece é que vemos grandes obras sendo realizadas.
Para se entregar totalmente a um trabalho você precisa realmente gostar do que faz, se identificar, acreditar. Assim, será muito mais fácil e natural criar novas coisas.