7 dicas para reengajar clientes inativos

7 dicas para reengajar clientes inativos

Para quem trabalha no varejo, a jornada do cliente nunca deve se encerrar no momento da compra. Pelo contrário, é nesse momento que você precisa dar um gás ainda maior para fidelizá-lo e fazer com que ele volte mais vezes e, ainda, aumente o ticket médio nas próximas compras.  Então, o que fazer para reengajar clientes inativos? É o que vamos falar a seguir.

Para isso, é preciso desenvolver um plano de ações contínuas para fortalecer o relacionamento com a sua base de clientes. Mas, o que acontece com muitos varejistas é exatamente o contrário e acabam perdendo muitos clientes potenciais. 

7 dicas para reengajar clientes inativos

1. Cadastre seus clientes sempre

A primeira dica e, talvez, a mais importante para que você possa desenvolver ações que irão reengajar clientes inativos é a captura de lead. Para isso, quando for fechar uma compra, não deixe de pedir que o cliente informa, pelo menos, e-mail e telefone.

A maioria dos clientes não se importaram de informar o CPF em troca de ganhar algum desconto, por exemplo. Então, aproveite essa estratégia para ter uma base sempre atualizada.

2. Pesquisas e feedbacks constantes

Realizar pesquisas periódicas com seus clientes ajuda a entender melhor a satisfação sobre os seus produtos, atendimento, preço, loja e muitos outros insights que você pode ter para cada vez mais atender as expectativas do seu público. Além disso, também vai identificar os motivos pelos quais tais clientes não voltaram mais na sua loja. 

Esse é mais um motivo para você não deixar de cadastrar cada cliente que realizar uma compra com você.

3. Entenda qual a recorrência de compra dos clientes mais ativos no seu segmento

Antes de identificar clientes inativos, você deve entender com que frequência (e em quais ocasiões) os seus clientes ativos compram de você. Assim, você também terá uma visão de quais oportunidades aproveitar para reengajar clientes inativos.

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4. identifique os clientes inativos

Crie o hábito de avaliar sua base constantemente para sempre identificar clientes inativos e, a partir disso, fazer as ativações necessárias de acordo com as suas estratégias. Enviar um cupom de desconto por e-mail parece algo simples, mas quase sempre estimula o cliente a voltar.

5. Estude o histórico dos seus clientes e ofereça sempre oportunidades personalizadas

Entender as preferências de comprar dos seus clientes vai te dar muitos insumos para trabalhar diferentes ações com eles. E, quanto mais personalizada e próxima das necessidades dos seus clientes, maiores são as chances de conversão. 

Vamos supor que sua loja venda calçados e você percebeu que um cliente inativo, mas com um bom histórico de compra, só comprava itens na cor rosa. Já pensou que bacana seria ele receber uma campanha exclusiva com diversos tipos de sapatos na numeração dele e na sua cor preferida?

6. Programa de fidelidade

O programa de fidelidade deve ser muito bem pensado e estruturado para oferecer vantagens realmente interessantes e relevantes aos clientes mais ativos para que, assim, eles não deixem de comprar.

Mas você pode aproveitar dessa estratégia para reengajar clientes inativos. Faça uma comunicação falando das vantagens de fazer parte do seu programa de fidelidade e desperte nele o interesse pela sua marca novamente. 

7. Use todos os seus canais para se relacionar e reengajar clientes inativos

O seu cliente não deve apenas se relacionar com a sua marca quando entra na sua loja. Ele precisa lembrar de você o tempo todo, onde estiver. Por isso, além de oferecer uma experiência única na sua loja física, você também deve se preocupar com a exposição da sua marca em todos os canais disponíveis (mídias sociais, google, youtube, displays em pontos de ônibus, etc). 

Além de ter uma forte estratégia de content marketing e publicidades, você ainda pode aproveitar esses canais para fazer ações de branding que também vão engajar seu público-alvo.

Bom, como você pode perceber, reengajar clientes inativos está muito mais ligado a desenvolver estratégias de aproximação com os clientes ativos do que você pensa. Isso porque é muito mais fácil manter um cliente interessado na sua marca do que recuperar um que se perdeu. Mas com as dicas que acabei de dar, tenho certeza de que sua base de inativos vai voltar a comprar da sua marca. 

Ah, e para mais conteúdos sobre o varejo, não deixe de acompanhar o meu blog.

Boas vendas!

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