Como definir metas e dicas para progredir na carreira

Como definir metas e dicas para progredir na carreira

Todo mundo tem objetivos e metas na vida. Seja no âmbito profissional ou pessoal, é muito comum querermos ter novas experiências, subir de cargo, viajar para cidades e países diferentes, adquirir bens, entre outros.

São nossos objetivos e metas que nos fazem acordar todos os dias motivados e trabalhar duro para realizá-los. Eles têm a capacidade de nortear nosso rumo e fazer enxergar o sentido das nossas vidas. 

Mas, muito provavelmente, você já deve ter tido a sensação de que entra e sai ano e boa parte desses objetivos e metas não foram alcançados. Certo? Isso acontece quando temos muitas ideias em mente, mas não colocamos no papel para termos uma visão clara do que precisamos fazer para alcançá-las.

Nesse artigo vou te ajudar a definir metas para você progredir na sua carreira (e é claro que essas dicas podem ser aplicadas a qualquer outro tipo de meta). Mas antes, vamos entender melhor qual a diferença de objetivos e metas?

O que são objetivos?

Os objetivos são aonde queremos estar ou chegar. São os propósitos que nos direcionam a realizar algo. Por exemplo: uma profissional recém-formada conquistou uma vaga no programa de trainee de uma grande empresa e está muito feliz com a oportunidade, por isso, ela tem o objetivo de ser efetivada para dar um up na sua carreira. Com isso, vai se dedicar e trabalhar duro para trazer muitos resultados que surpreenderão seus supervisores.  

E o que são metas, então?

As metas são os objetivos quantificados e com prazos estipulados. Dando continuidade ao exemplo anterior, a profissional que acaba de entrar no programa de trainee tem o objetivo de ser efetivada. Portanto, uma de suas metas será obter notas máximas em suas avaliações de performance. 

[eBook] Tudo que você precisa saber sobre Profissão Varejo

Como definir metas em 5 passos

1) Trace objetivos

Para começar a definir suas metas, você precisa antes traçar os seus objetivos com clareza, pois eles que te darão a direção de onde você deve ir. Que tal escrevê-los em um planner ou em uma planilha no excel para tê-los sempre à mão? 

2) Projete suas metas

A partir dos seus objetivos, você precisa projetar e definir quais metas são essenciais para você evoluir e chegar onde deseja. É muito importante que suas metas sejam específicas, sistemáticas, tenham um prazo definido, sejam mensuráveis e, é claro, atingíveis. Afinal, não adianta elaborar metas mirabolantes que, com o tempo, você vai perder o prazer de trabalhar para cumpri-las.  

3) Defina os indicadores

Metas precisam vir acompanhadas de indicadores que nos darão o indício de que algo está caminhando como deveria ou não. Se, por acaso, alguma meta não estiver progredindo, você deverá rever seu objetivo. 

4) Execute suas metas

A execução é muito importante, pois é ela que vai tirar os seus planos do papel. Por isso, manter o foco será imprescindível para que você não se comprometa com muitas tarefas de uma vez e acabe não concluindo todas elas.

5) Avalie constantemente

Sempre que concluir alguma meta, faça uma avaliação do que você conquistou até ali e também dos seus erros e acertos. Isso é importante para você ir resolvendo os problemas que surgirem no meio do caminho (e não na linha de chegada). Outro aspecto importante é validar periodicamente se as suas metas ainda fazem sentido ou se precisam de alguma atualização. 

Com essas dicas, você já pode começar a organizar seus objetivos e metas de um jeito muito mais objetivo e estruturado lembrando, é claro, que nunca é tarde para começar. O importante é saber que seus sonhos e metas podem, e devem, ser ousados, mas sempre realistas para que não gerem frustração. 
Para saber como potencializar ainda mais o seu plano de ações e alcançar todos os seus objetivos nos prazos estipulados, agende uma conversa comigo no meu site.

Compartilhe

Deixe suas informações que entraremos em contato: