Como motivar a equipe de vendas quando as coisas não vão bem

Como motivar a equipe de vendas quando as coisas não vão bem

Muitas pesquisas apontam que a motivação dos funcionários está diretamente ligada aos resultados da empresa. Quando os colaboradores estão motivados, confiantes e engajados tendem a ser muito mais pontuais, colaborativos e produtivos.

Agora imagine o seguinte cenário: o seu mercado está em crise e o rendimento do seu negócio diminuiu. Concorrentes estão reduzindo equipes e enxugando custos. Um clima de insegurança começa a pairar sobre a sua empresa. É nesse momento que você precisa que os seus colaboradores estejam do seu lado e vistam a camisa da empresa como nunca. 

Você deve estar se perguntando: como vou motivar minha equipe em um momento de crise, que é quando o dinheiro desaparece? 

A motivação é um sentimento coletivo que é construído diariamente com uma boa liderança, que é essencial não apenas nos momentos de crise. Um líder nato demonstra confiança nos seus funcionários, arregaça as mangas, enfrenta os problemas de frente e sabe dividir o bônus. 

Separei 7 dicas para você começar aplicar imediatamente na sua empresa para motivar sua equipe. 

1) Conheça as pessoas que trabalham com você 

Todo líder precisa conhecer cada pessoa que integra sua equipe, saber quais são seus sonhos, ambições, dificuldades, talentos, etc. Isso vai te ajudar, e muito, a delegar tarefas, novos desafios, estruturar planos de recompensas e a planejar ações que engajem sua equipe. 

2) Comunique-se de maneira transparente 

Desperte na sua equipe o sentimento de pertencimento. As pessoas precisam sentir que fazem parte da organização e entender como suas funções impactam nos resultados. Para começar, os colaboradores devem conhecer a cultura da empresa (visão, missão, valores), planos de cargos, salários e promoções, estrutura organizacional, os produtos/ serviços oferecidos, objetivos e metas, entre outros. Ou seja, tudo que move a empresa.

Portanto, ter uma comunicação transparente é extremamente importante para manter toda a sua equipe alinhada com o dia a dia da companhia.

Uma dica: compartilhe informações e novidades importantes (e que não sejam sigilosas) com a sua equipe. Isso evita que a rádio peão se instaure e repasse as informações antes do que você.

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3) Saiba delegar tarefas 

Um bom líder saber contratar e construir uma equipe excepcional para que possa confiar nela e ter a certeza de que o trabalho será desenvolvido com excelência. Não seja centralizador. Caso surja uma nova demanda fora do escopo da equipe, por exemplo, envolva algum colaborador que tenha esse perfil desafiador, proativo e que gosta de encarar novas tarefas. 

4) Reconheça os acertos

A motivação quase sempre vem do reconhecimento. Muitos chefes só lembram de corrigir, sugerir novas ideias, repreender, mas quase sempre se esquecem de reconhecer os acertos e, principalmente, as tarefas especiais desempenhadas com tanta dedicação. 

Há várias maneiras de reconhecer um colaborador:

  • Elogie o trabalho desempenhado (de maneira privada e pública);
  • Negocie um dia de folga;
  • Presenteie seu funcionário com um livro, um curso ou treinamento;
  • Ofereça um almoço especial (e na faixa).

Converse com a sua equipe e descubra quais outros incentivos seriam interessantes para ela. São os pequenos gestos do dia a dia que constroem uma relação de confiança e reciprocidade entre líderes e liderados.

5) Corrija os erros de maneira construtiva e dê feedbacks constantes

Quando for corrigir um colaborador, tome cuidado com o tom de voz e escolha as palavras com cuidado. É muito importante lembrar que toda crítica negativa deve ser acompanhada de uma sugestão de como o funcionário poderia ter agido, assim, você estará contribuindo para que ele se desenvolva.

Os feedbacks precisam ser periódicos para que os colaboradores sempre estejam alinhados às expectativas da empresa.

6) Estabeleça metas de desempenho para sua equipe

Cada colaborador deve ter metas e objetivos pessoais. Além disso, você deve traçar metas e objetivos por equipe. Assim, todos precisarão dedicar-se ao máximo para desempenhar seus papéis. 

Aproveite os momentos de feedbacks para mostrar aos colaboradores os caminhos que eles devem percorrer até alcançarem seus propósitos. 

7) Seja sempre acessível e esteja disposto a ouvir seus colaboradores 

Esteja sempre perto de seus colaboradores e demonstre interesse em conversar em particular sempre que eles acharem necessário. 

Fique atento aos problemas e necessidades deles e dê atenção às reclamações ou dificuldades. Um bom líder assume a responsabilidade e, se necessário, trabalha lado a lado com os membros da equipe que quer motivar.

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