7 dicas de liderança para transformar a equipe

7 dicas de liderança para transformar a equipe

Os líderes das empresas têm grande influência no bom ou mau desempenho das equipes, afinal, as organizações corporativas são formadas por pessoas que trazem consigo um conjunto sonhos, emoções, diferentes experiências…

É papel do líder gerir talentos, motivar pessoas e estimular a produtividade de seu time. 

O líder precisa respirar a visão e os valores da empresa para que seus liderados o vejam como exemplo. 

Uma pesquisa realizada pela Delloite apontou que 76% dos funcionários consideram o desenvolvimento das lideranças um dos fatores mais críticos para o sucesso da empresa. 

Já a pesquisa da KPMG apontou que 70% consideram que a maioria dos seus líderes não são justos e inspiradores. 

Competências mais importantes para um líder, segundo a pesquisa da PricewaterhouseCoopers (PwC):

  • 88% Flexibilidade para mudanças
  • 88% Liderar e desenvolver pessoas
  • 87% Espírito colaborativo
  • 85% Criatividade e inovação
  • 85% Antecipar e administrar riscos

Refletindo sobre o tema, escolhi 7 dicas de liderança que vão transformar sua equipe e trarão resultados surpreendentes:

1) Demonstre domínio e paixão pelo que você faz 

Você precisa ser um especialista no que você faz para repassar conhecimento às pessoas da sua equipe e ser a principal referência no assunto. A partir disso, você será uma fonte confiável e inspiradora para seus funcionários. Por isso, procure ler diariamente sobre assuntos pertinentes à sua área e busque se atualizar com novos cursos e participações em eventos.

Além de dominar a sua área, é importante também sempre mostrar paixão pelo que você faz e isso não é eficaz se for apenas da boca pra fora. Tudo o que fizer, faça com capricho, atenção aos detalhes e dentro do prazo. 

2) Prefira incentivar ao invés de dar ordens

Se você quer conquistar sua equipe, compreenda a diferença (na prática) entre chefia e liderança. Um “chefe” delega funções com foco nos resultados a todo custo, enquanto um “líder” busca outros meios para influenciar e incentivar seus funcionários a desempenharem suas funções. 

O que você acha que seus funcionários preferem: receber uma ordem ou serem encorajados a fazer algo? Quando uma pessoa se sente encorajada, ela ganha confiança e motivação para buscar o sucesso naquilo que se propôs a fazer e tende a entregar mais e com mais qualidade. 

3) Esteja sempre antenado e pronto para mudanças

Quem lidera equipes deve sempre estar olhando para o futuro para acompanhar as principais tendências e mudanças do mercado. E o mais importante: estar disposto a mudar e a incentivar sua equipe a acompanhar as mudanças. 

Ter flexibilidade fará com que você encare novos desafios e oportunidades mais abertamente e se desenvolva junto com as pessoas que trabalham com você. 

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4) Saiba se comunicar e também saiba ouvir seus funcionários 

“Quem não se comunica, se trumbica” dizia o saudoso Chacrinha. Brincadeiras à parte, ele tinha razão. A maioria dos problemas das empresas surgem a partir dos problemas de comunicação. 

O líder deve manter uma comunicação clara, objetiva e transparente com seus colaboradores periodicamente para estabelecer uma relação de confiança mútua. Decida com a sua equipe quais os canais e comunicação mais eficientes para todos  e não deixe de utilizá-los. Com isso, a rotina de cobrar resultados, estipular novos desafios, dar feedbacks e etc acontecerá de uma jeito muito mais fluido.

Mas, tão importante quanto saber se comunicar é também saber ouvir. Atente-se para todas as críticas, sugestões, elogios e reclamações da sua equipe e faça o possível para executar um plano de ações para cada categoria. 

5) Mantenha um relacionamentos neutro com toda equipe

Em hipótese alguma deve haver favoritismo entre os seus funcionários, mesmo que os “escolhidos” sejam os mais inteligentes, mais eficientes e mais pontuais entre os demais. 

É o papel do líder neutralizar conflitos entre o time e conduzir soluções amigáveis para que o clima seja sempre favorável a todos e a rotina de trabalho em equipe flua normalmente.

Evite tomar atitudes como: sempre convidar um colaborador em especial para liderar novos projetos, elogiar apenas determinada pessoa na frente do time, convidar um colaborador para atividades fora do trabalho sem convidar o restante . 

O mesmo vale para as regras e políticas da empresa que devem ser seguidas à risca e tem a mesma validade para todos os funcionários. 

6) Não faça promessas que não possa cumprir

O líder deve sempre buscar motivar sua equipe, mas sempre priorizando a transparência. 

Isso significa que, mesmo que seu funcionário (um dos melhores da sua equipe) esteja ansioso por uma promoção, mas a empresa está em um momento de recessão e não aprovou o aumento de salário, você deve explicar toda a situação para o seu funcionário e a única promessa que poderá fazer nesse caso, é de que tentará a promoção numa oportunidade próxima. 

Lembre-se que construir um relacionamento de confiança com a sua equipe requer tempo e atitudes diárias.

7) Nunca deixe de investir nos seus colaboradores

Uma das melhores maneiras de motivar funcionários é investindo na carreira dele. Aproveite algum momento oportuno e de celebração de alguma conquista para oferecer um curso, um bom livro, um ingresso para um evento. Além de recompensar e reconhecer sua equipe, você ainda estimulará o desenvolvimento profissional individual e todo seu time. 

Quanto mais qualificada uma equipe é, melhor será sua performance. A empresa como um todo só tem a ganhar.

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