Como aprimorar minha comunicação não-verbal?

Como aprimorar minha comunicação não-verbal?

A comunicação acompanha a evolução humana desde os primórdios. Quando a fala ainda não tinha se desenvolvido, os homens das cavernas (nossos ancestrais mais primitivos) já se comunicavam por meio de grunhidos, expressões e gestos. 

A palavra comunicação deriva-se do termo latino “communicare”, que significa “partilhar, tornar comum”. Portanto, é a capacidade que os seres vivos têm de interagirem entre si por meio dos sinais, sejam eles verbais ou não-verbais. 

O ato de comunicar consiste em transmitir mensagens para o receptor que irá interpretá-la por meio um sistema de códigos pré-definidos pelo grupo (idiomas, símbolos, cores, sinais, etc). Quando a comunicação acontece por meio da linguagem falada ou escrita é denominada de verbal, quando ela acontece por meio de sinais não-linguísticos, é conhecida como não-verbal.

O que é comunicação não-verbal?

A comunicação não-verbal é aquela que transmitimos a outrem por meio da expressão corporal e facial (que abrange todas as reações do corpo a diversos estímulos). 

Uma pesquisa realizada pela UCLA (Universidade da Califórnia, em Los Angeles), revelou que 55% da comunicação acontece por meio da nossa linguagem corporal. As palavras que emitimos representam apenas 7% e, pasmem, o tom de voz que usamos é responsável por 38%. 

Esses dados nos mostram que devemos prestar muita atenção na nossa comunicação não-verbal, principalmente, no meio corporativo, pois ela pode comunicar algo que não gostaríamos em determinados momentos que são muito importantes para a nossa carreira.

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Entenda quais são os tipos de comunicação não-verbal

A comunicação não-verbal, geralmente, é dividida em 4 tipos: paralinguagem, cinésica, aparência física e proxêmica. Vamos entender cada uma delas.

A paralinguagem refere-se ao tom de voz que você usa quando fala ou gestos realizados pela boca (bocejo, riso, etc) para transmitir algum sentimento. 

A linguagem corporal, chamada de cinésica, corresponde a todos os nossos gestos, postura, expressões faciais e contato visual. Ela é a que mais se destaca quando se trata de comunicação não-verbal. 

Outro tipo de comunicação de não-verbal muito importante de se analisar, mas que muitas pessoas, às vezes, não dão a devida importância é a aparência física. Ela é a responsável pela famosa “primeira impressão”.

E para finalizar, você sabia que a distância entre você e outras pessoas mostra o tipo de relacionamento que você tem ou quer ter com elas. Isso mesmo, a forma como você usa o espaço ao seu redor também é uma forma de comunicação não-verbal e é conhecida como proxêmica. 

Como aprimorar minha comunicação não-verbal?

Ter uma boa comunicação verbal é essencial para que você se faça ouvir, encante e ganhe o respeito dos seus ouvintes, mas a comunicação não-verbal também faz parte desse “pacote”. Afinal, não adianta nada ter uma ótima oratória, mas não manter uma postura profissional e confiante. Ou ainda, deixar transparecer sentimentos ruins por meio das expressões faciais em uma reunião séria e importante.

Por isso, separei 6 dicas para você aprimorar a sua comunicação não-verbal:

Dica 1 – Nunca deixe de prestar atenção à sua postura, pois ombros curvados e braços fechados demonstram barreira e desânimo. Mantenha o corpo relaxado mostrando-se confortável com a conversa.

Dica 2 – Contato visual é muito importante e ajuda a criar uma conexão com seu receptor. Mesmo que esteja falando para várias pessoas, busque olhar nos olhos de todos alternadamente. 

Dica 3 – Às vezes, durante reuniões, ficamos mais reflexivos e, sem perceber, fazemos uma expressão de cara “feia” que pode ser interpretada de forma ruim (como se estivéssemos chateados ou bravos). Então, observe-se e corrija-se caso necessário.

Dica 4 – Aprenda a observar e a ouvir mais, pois as pessoas que convivem ou trabalham com você também transmitem sinais que podem ter ajudar a tomar decisões importantes como: ser mais objetivo na sua fala, usar termos mais simples para que todos compreendam, ser atencioso e mostrar que você se importa com a opinião dos demais, e etc.

Dica 5 – Mantenha sempre a postura profissional e cuide para que o seu tom de voz não se altere em situações de euforia ou de conflitos. 

Dica 6 – Procurar um bom coaching é muito recomendável para você identificar seus pontos de melhoria e trabalhar para corrigi-los com técnicas que farão você ganhar mais confiança e desenvolver a sua inteligência emocional. 

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