O gerenciamento de estoque eficaz é a chave do sucesso para a competitividade das empresas. Se o seu estoque está parado, o seu dinheiro deixou de circular e se seu estoque está em falta, você perdeu oportunidades de vender.
Portanto, saber fazer a previsão de estoque pode significar a diferença entre o lucro e o prejuízo do seu negócio. É a partir disso que você poderá desenvolver um planejamento estratégico completo contemplando ações para diferentes momentos do mercado e, principalmente, para possíveis crises.
O que você precisa saber sobre previsão de estoque?
A previsão de estoque é a projeção de como as vendas da sua empresa vão acontecer em um período de tempo determinado. A quantidade vendida nesse tempo determinado é chamada giro de estoque.
Para conseguir fazer a projeção de quanto você vai vender em um período determinado de tempo você vai precisar de muitas informações para analisar. Uma delas é o histórico de vendas dos seus produtos na mesma época do ano anterior. Outro fator que você deverá levar em consideração é o prazo de entrega dos seus fornecedores. Quanto menor for o tempo de reposição, menor poderá ser seu estoque.
Como fazer a previsão de estoque?
Existem dois modelos de previsão de estoque: o quantitativo (que com o uso de cálculos matemáticos, observa padrões e históricos da empresa e para fazer projeções sugestivas) e o qualitativo (faz análises mais teóricas partindo de fatores internos e externos).
Quantitativos
Utilizam a matemática e a estatística que, por meio da análise do histórico de demanda, permitem a identificação de padrões. Esses padrões podem sugerir a futura demanda. Existem os métodos causais e temporais, alguns deles são: médias móveis, regressão linear e análise de correlação, método sazonal multiplicativo e suavização exponencial.
Qualitativos
São baseados em análises e avaliações feitas por especialistas. Possuem um nível de precisão mais baixo e são geralmente utilizados devido à insuficiência ou inexistência de dados históricos. Alguns dos métodos são: Delphi, pesquisa de mercado, júri de executivos e força de vendas.
É preciso estabelecer o tempo considerado para o planejamento baseado na previsão, pois é isso que define o melhor método a ser utilizado.
Por exemplo, em previsões de curto prazo é possível utilizar um método simples do grupo quantitativo, pois não haverá grandes mudanças. Já de longo prazo, diversas variáveis devem ser consideradas, então, é recomendado focar mais nos métodos qualitativos, com especialistas no assunto.
Temos ainda algumas dicas que podem evitar erros recorrentes na tentativa de aplicação da previsão de demanda: não considere apenas a previsão sem nenhuma margem de erro; não desperdice tempo buscando culpar alguém pelos erros – procure corrigi-los – e, principalmente, não confunda previsão com metas.
Uma boa execução do processo de previsão de demanda possibilita um planejamento mais eficiente e eficaz, além de desenvolver a capacidade da empresa de atender seus clientes com excelência. São necessários esforços, mas as recompensas geram um grande retorno de investimento.
Qual é a relação entre previsão de demanda e controle de estoque?
Prever a demanda e controlar o estoque são práticas totalmente correlacionadas, pois é por meio da previsão que você vai calcular a entrada e saída de produtos, além de alinhar os demais processos da empresa.
Para controlar o seu estoque, você vai precisar de algumas ações práticas:
Inventário
Liste todos os produtos estocados e as quantidades de cada um. É importante lembrar que o inventário exige atualização constante. Todas as entradas e saídas deverão ser registradas e ajudará a prevenir falhas no abastecimento do estoque.
Automatização do controle de estoque
Fazer o controle do seu estoque manualmente é praticamente impossível, portanto, encontre uma ferramenta que irá te auxiliar a gerir de maneira ágil e precisa.
Colaboradores treinados
Equipe preparada para exercer a função de gestão de estoque é muito importante para garantir o sucesso das suas operações. Isso porque o líder deverá ficar responsável por verificar e monitorar constantemente se o seu sistema está funcionando.
Decida a rotina para a gestão do seu estoque
Se a sua empresa tem a necessidade de fazer um acompanhamento em tempo real e que prevê a reposição sempre que o limite mínimo de um item é atingido, você deverá optar pela gestão permanente.
Já a rotina de gestão periódica complementa a gestão permanente de estoque e é importante para manter o balanço patrimonial, assim, você consegue evitar que um produto específico falte.