Atacado e Varejo: quais os principais desafios?

Atacado e varejo são tipos diferentes de comercialização de produtos e essa diferenciação se dá, principalmente, devido o público-alvo de cada um deles. Enquanto o mercado atacadista destina a venda dos seus produtos à pessoas jurídicas (empresas, pequenos comércios, lojas, restaurantes), o mercado varejista vende seus produtos diretamente para os consumidores finais. 

Outras diferenças entre o atacado e o varejo

As redes atacadistas comercializam suas mercadorias diretamente das fábricas e em grandes quantidades, já que o objetivo é abastecer outros comércios. Portanto, o preço dos produtos é muito menor do que no varejo.

Já o varejo vende seus produtos por unidade com preços definidos de acordo com a demanda do mercado local. Os preços, claramente, são bem mais altos, mas o consumidor final tem diversas possibilidades de pagar suas compras (inclusive de parcelá-las por meio do cartão de crédito). 

Contudo, com a crise econômica, o avanço da tecnologia e o novo comportamento dos consumidores, ambos segmentos vêm enfrentando dificuldades semelhantes e terão desafios importantes pela frente.

O fenômeno dos atacarejos

Apesar de os dois setores focarem em tipos de clientes diferentes, de uns anos para cá, observamos grandes redes de “atacarejos” se espalharem pelo Brasil. 

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Os atacarejos são estabelecimentos que unem as características do mercado atacadista e varejista no mesmo lugar e, assim, conseguem atender pessoas físicas e pessoas jurídicas ao mesmo tempo. 

Com os efeitos da crise econômica, muitas famílias começaram a ponderar o custo gasto com os suprimentos para abastecer a casa mensalmente e começaram a procurar esse tipo de negócio.  Pensando nisso, muitas lojas passaram a vender para consumidores finais com preços mais convidativos e condições que, anteriormente, só eram oferecidas para grandes compradores.

O futuro é agora: quais os principais desafios?

Novo padrão de consumo e a integração entre os canais de venda 

Os consumidores atuais têm cada vez menos tempo e buscam resolver boa parte das suas necessidades na internet. Por isso, é extremamente importante que varejistas e atacadistas integrem seus canais de venda para oferecer diferentes oportunidades para seus clientes pesquisarem preços, encontrarem ofertas, tirarem dúvidas e concluírem suas compras onde for mais prático para eles.

Investimento em infraestrutura e o desenvolvimento de equipes especializadas para atender os clientes de maneira ágil e personalizada nos diferentes canais é essencial para oferecer a melhor experiência possível.

Pontos de venda menores 

A possibilidade de comprar online está transformando os pontos físicos das empresas. Centenas deles fecharam nos Estados Unidos nos últimos anos, pois hoje você não precisa ter muitas lojas para estar perto do seu cliente.

Atacadistas e varejistas têm um grande custo com aluguel. Portanto, pensar em novas formas de expor produtos com eficiência e em locais convidativos e agradáveis (mantendo sempre a conveniência do cliente em primeiro lugar) é uma estratégia que economizará muitos recursos da empresa.

A Magazine Luiza, por exemplo, vem repensando o papel das suas lojas físicas e tem o objetivo de se tornar uma empresa digital com pontos físicos para dar apoio às vendas online. 

Gestão de estoque

O estoque, seja ele no atacado ou no varejo, é extremamente importante para o andamento e lucratividade do seu negócio. Mas é importante lembrar que problemas com estoques também já geraram inúmeras crises, pois é caro manter um número grande de produtos armazenados em um local seguro.

Por isso, a operação deve utilizar operadores logísticos e sistemas automatizados para gerir melhor o estoque. Encontrar o equilíbrio entre a oferta e a procura é o diferencial para uma atividade eficiente.

Continuando com o exemplo da Magazine Luiza, o estoque da rede é o mesmo para os canais online e físicos, assim como os centros de distribuição, logística de transporte e equipe no escritório. Um único caminhão que leva estoque para uma loja, também pode entregar compras feitas online. Sem contar a possibilidade de o consumidor comprar pela internet e retirar sua compra com frete grátis. 

Investir em inovação

Investir em inovação é extremamente importante para manter seu negócio sempre competitivo e alinhado às expectativas dos seus clientes. 

Será por meio do investimento em novas tecnologias que você conseguirá integrar seus canais de venda e melhorá-los constantemente, repensará o formato das suas lojas físicas e conseguirá adaptá-las de acordo com as necessidades do seu público-alvo e conseguirá gerir seu estoque de maneira cada vez mais inteligente e mais barata.

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