O papel do gerente de vendas em uma loja é muito importante, pois é ele que guiará sua equipe a trabalhar com foco nos objetivos.
Costumo dizer que um time tem a cara do seu líder, portanto, se há problemas entre os funcionários, procure a causa no gerente. O líder deve ser exemplo de motivação, organização, planejamento, interesse em evoluir para que seu time se inspire nele e siga os mesmos passos. Afinal, como exigir isso das pessoas que trabalham com você se você não é exemplo?
Identificamos 4 perfis de gerente de vendas que são mais comuns nas áreas comerciais e no varejo. Vou apresentar cada um deles ressaltando as principais características e espero que isso ajude você a se reconhecer e entender melhor seu perfil para que se torne um líder cada dia melhor e mais completo.
Gerente de vendas MOTIVADOR
Pesquisa realizada pela Gartner, empresa de consultoria dos Estados Unidos, mostrou que 31% dos gerentes afirmam ser motivadores.
Mas o que caracteriza um perfil de gerente de vendas motivador?
Esse é aquele tipo de gerente que encoraja sua equipe a se desenvolver o tempo todo e a buscar os melhores resultados. Além disso, eles oferecem feedbacks positivos e encorajadores constantes e evitam críticas duras (mas o fazem quando é necessário).
O gerente motivador acredita que sua equipe será comprometida se enxergar valor, sentido e resultado naquilo que faz. Ele preza pelo bom relacionamento, pelos exemplos inspiradores e pela autonomia.
Portanto, não espere desse líder cobranças constantes, pois ele esperar que seus funcionários assumam o controle de seu autodesenvolvimento.
Gerente de vendas PRESENTE
A pesquisa da Gartner revelou que 23% dos gerentes de vendas são classificados como presentes o tempo todo.
O gerente de vendas presente é aquele que convive com sua equipe diariamente e, por isso, está sempre a par de tudo o que acontece. Isso é bacana porque ele dá feedbacks e treinamentos frequentemente para corrigir as falhas e sempre busca impulsionar o desenvolvimento de todos.
O gerente presente é prestativo e não tem medo de colocar a mão na massa. Ele se coloca sempre à disposição de todos e sempre deixa claro que está aberto a conversar e a ouvir o que seus funcionários têm para falar.
Uma característica clara nesse tipo de gestão é que é estabelecida uma relação de confiança mútua.
Gerente de vendas PROFESSOR
Dos profissionais entrevistados pela Gartner, 21% identificou-se com o perfil de professor, que tem como característica principal ensinar de forma muito natural e quase que diariamente.
O perfil de gerente de vendas professor usa toda sua experiência e aprendizados ao longo da carreira para passar conhecimento adiante. Geralmente, ele participa ativamente do treinamento da sua equipe e acompanha de perto o desenvolvimento de cada um para dar feedbacks direcionados.
Outra característica bastante presente nesse perfil é que ele sabe, como ninguém, abordar sua equipe e é muito didático ao dar direcionamentos (nunca deixando margem para mais de uma interpretação).
Gerente de vendas CONECTOR
A Gartner revelou que 26% dos gerentes de vendas entrevistados para a pesquisa de perfil encaixaram-se no perfil conector.
Como o próprio nome diz, esse profissional tem a capacidade de conectar pessoas para que elas se ajudem e se desenvolvam juntas criando, assim, um ambiente de trabalho onde o espírito de equipe predomina.
Esse tipo de gestão torna os times mais parceiros, colaborativos e o clima no trabalho mais positivo. Se, por exemplo, um funcionário novo embarca no time, ele fará com que toda equipe se disponha ajudá-lo e ajude a desenvolvê-lo.
O perfil de gerente de vendas conector costuma ter a melhor performance porque eles conseguem reunir todas as características dos perfis citados anteriormente, mas o foco é a construção e o fortalecimento do relacionamento entre o time.
É importante deixar claro que não existe perfil de gerente de vendas certo ou errado e que as características de cada um devem ser direcionadas para alcançar seus objetivos e resultados. Já os pontos considerados “fracos” podem sempre ser melhorados.
Me conta em qual dos quatro perfis de gerente de vendas você se encaixa. Gostaria de trabalhar e desenvolver alguma outra característica que você considera importante? Agende um bate-papo.